Quinta-feira marcada por novo manifesto em Ciudad del Este

7 de fevereiro de 2019

quinta-feira-marcada-por-novo-manifesto-em-ciudad-del-este
Liquida Paraguai
0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Quem foi às compras nesta quinta-feira (7) em Ciudad del Este, cidade do Paraguai que faz fronteira com Foz do Iguaçu (PR), encontrou um grande número de lojas fechadas. A cidade paraguaia é famosa por receber compristas, especialmente brasileiros, já nas primeiras horas da madrugada/manhã e, os mais desavisados, acabaram perdendo a viagem.

Isso porque durante toda esta quinta-feira houve manifestações no microcentro de Ciudad del Este. A manifestação, de cunho pacífico e contra os escândalos de corrupção que envolvem o governo da presidente afastada Sandra Zacarias, aconteceram também bem perto da Aduana do Paraguai.

Manifesto3

Durante várias horas do dia a Ponte Internacional da Amizade (que separa o Brasil do Paraguai) foi fechada pelos manifestantes. Gritos e cantos foram entoados pelos manifestantes paraguaios. Várias lojas famosas no Paraguai fecharam suas portas como forma de aderir ao manifesto denominado “por una ciudad mejor”.

A Polícia do Paraguai, durante a manhã, fez um cordão de isolamento para impedir que os manifestantes avançassem para a aduana do lado paraguaio da ponte. A cavalaria e um caminhão que lança jato de água reforçaram a segurança no local. O dia foi de forte calor na fronteira. Bombeiros utilizaram um caminhão para jogar água e refrescar os manifestantes pouco antes das 15h.

Conforme a imprensa do Paraguai, a prefeitura de Ciudad del Este está sob intervenção federal há mais de 60 por denúncias de corrupção na administração do município.

Manifesto2 (1)

Manifesto4

Prefeita destituída do cargo

No começo da tarde desta quinta-feira, o relatório da interventora foi votado na Câmara dos Deputados do Paraguai, que fica em Assunção (capital do Paraguai). De acordo com publicação do jornal ABC Collor, a Câmara destituiu Sandra Zacarias da função de prefeita de Ciudad del Este, com base nas 27 irregularidades comprovadas durante a intervenção municipal. A decisão, que se deu por unanimidade dos deputados presentes, rompeu 17 anos de domínio do clã familiar de Sandra Zacarias.

Ponte da Amizade liberada

Pouco depois das 14h30min da tarde desta quinta-feira a Ponte da Amizade foi liberada pelos manifestantes. Porém, segundo apurou o Compras Paraguai, o fluxo de trânsito em ambos os sentidos continuou bastante lento por várias horas depois da abertura.

Fontes – Vanguardia, ABC Collor, Globo.com e Compras Paraguai
Imagens – Compras Paraguai e WhatsApp

não perca nenhum conteúdo

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações!

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE