Aprovação da reeleição no Paraguai gerou manifestos na Ponte da Amizade

3 de abril de 2017

aprovacao-da-reeleicao-no-paraguai-gerou-manifestos-na-ponte-da-amizade
Liquida Paraguai
0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Na noite da última sexta-feira (31) manifestantes paraguaios fecharam a Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este. O fechamento ocorreu durante a noite tendo a duração de algumas horas e ocorreu logo após o anúncio da aprovação de emenda constitucional aprovando o direito à reeleição no país vizinho. Em Ciudad del Leste, os manifestantes pediram que os 25 senadores responsáveis pela aprovação da lei renunciassem. Na manhã do sábado (01), o fluxo na Ponte da Amizade foi normalizado. Apenas alguns resíduos de pneus queimados e alguns concretos ficaram espalhados pelo chão.

whatsapp-image-2017-04-03-at-13-30-31

17634379_1833693819977688_6699687148958348687_n

Na capital

Em Assunção, manifestantes invadiram o Congresso Nacional, quebrando vidros e ateando fogo no prédio. A população trata a mudança da constituição como um golpe institucional. Os incidentes começaram depois que 25 dos 45 senadores votaram a favor da reeleição. A emenda contou com o apoio dos senadores do Partido Colorado, do presidente Horácio Cartes, que agora terá direito a concorrer mais uma vez à presidência. O Partido Liberal, de Fernando Lugo também aprovou a emenda para que o ex-bispo possa concorrer nas eleições de 2018.

Por outro lado, o Partido Liberal, o maior da oposição, e outras forças opositoras, alegam que a emenda é anticonstitucional como meio de facultar um segundo mandato presidencial. Com a mudança na constituição do país, fica aprovada a reeleição para presidente, vice-presidente e governador.

Incidentes

Em Assunção, várias centenas de pessoas romperam a barreira policial em uma batalha campal na qual as forças da ordem dispararam balas de borracha, lançaram gás lacrimogêneo e acionaram jatos de água. Os manifestantes destroçaram vidraças do edifício, no centro histórico e queimaram as portas de entrada, além de lançar morteiros e pedras contra a polícia.

Nesta segunda-feira (03) o atendimento está normal no comércio de Ciudad del Este, no Paraguai. O dólar hoje está cotado a R$ 3,20 e a expectativa é de bom movimento ao longo da semana nas centenas de lojas do microcentro.

(Fonte: RadioCultura – Pesquisado em 03/04/2017)

não perca nenhum conteúdo

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações!

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE