Ponte da Amizade não abriu. E agora?

29 de setembro de 2020

ponte-da-amizade-nao-abriu-e-agora
Liquida Paraguai
0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

A tão aguardada data para reabertura da Ponte Internacional da Amizade, que une Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, não se confirmou. Este dia 29 de setembro era esperado como sendo o dia da retomada comercial do microcentro de CDE, que sofre há mais de 6 meses com a ausência de compristas estrangeiros. Porém, o que se viu, foi frustração e indefinição por todos os lados.

Desde a última sexta-feira (25) o Compras Paraguai buscou informações concretas para saber quais os motivos da mudança de planos com relação a abertura da Ponte da Amizade. Antecipamos a notícia em nossas redes sociais (Feed e Stories).

“Afinal, quem não quis reabrir a Ponte agora?” Esta pergunta foi muito comum em nossas redes sociais. Vários comentários de paraguaios culpavam o presidente Marito pela não reabertura. Do lado de cá da Fronteira, igualmente, vários brasileiros culpavam Bolsonaro pela ampliação em 30 dias da proibição da entrada de estrangeiros no território nacional (via terrestre). Isso teria gerado, na visão dos brasileiros, a não reciprocidade para abertura da Ponte.

O que noticiaram?

O Governo Federal brasileiro publicou na quinta-feira (24), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), a portaria Nº 456 que restringe pelo prazo de 30 dias, a entrada no País de estrangeiros de qualquer nacionalidade, por rodovias, por outros meios terrestres ou por transporte aquaviário. Segundo a nova publicação, a proibição do ingresso de estrangeiros no Brasil é válida até 24 de outubro. Esta notícia foi um balde de água fria na pretensão das pessoas que imaginavam poder retornar a Ciudad del Este para comprar.

A partir daí, várias foram as informações sobre o motivo da não reabertura da Ponte da Amizade. Muitas desencontradas. Nesta segunda-feira (28), o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, informou que vai marcar esta semana, junto como presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, a data para a reabertura das áreas de fronteira. Marito pediu aos moradores das cidades fronteiriças que sejam responsáveis e ajudem a evitar a propagação do vírus na retomada. Portanto, até a data desta publicação não havia sido informada oficialmente uma data para a reabertura da Fronteira Brasil/Paraguai.

E agora?

Nos próximos dias os dois países devem continuar trabalhando na finalização e implementação do protocolo sanitário na região de maior fluxo de compristas. O desafio do Paraguai e do Brasil é assegurar que ingressem no microcentro de Ciudad del Este apenas turistas interessados em comprar. A ideia é que os estrangeiros comprem e saiam do Paraguai no mesmo dia, sendo proibido por enquanto o pernoite.

Vários dirigentes empresariais de Ciudad del Este confirmaram que, se os presidentes Bolsonaro e Marito não definirem com urgência uma data para reabertura da Ponte da Amizade novos manifestos devem ocorrer. O fechamento da Ponte da Amizade, como medida para conter o avanço do Coronavírus em março deste ano, gerou milhares de desempregos na fronteira, especialmente em CDE. “Conversamos com todos os sindicatos afetados e decidimos esperar até 30 de setembro, […] e, se não houver resposta, iniciaríamos uma greve de maior intensidade”, disse Iván Airaldi, Secretário de Indústria e Comércio do Governo do Alto Paraná.

Foto La Clave
Imagem: La Clave

Fontes – La Clave, Ultima Hora, La Nacion, ABC Color, Rádio Cultura e Portal da Cidade de Foz
Imagem – La Clave

não perca nenhum conteúdo

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações!

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE