Prefeita de Ciudad del Este anuncia renúncia do cargo

30 de novembro de 2018

prefeita-de-ciudad-del-este-anuncia-renuncia-do-cargo
Liquida Paraguai
0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

A semana em Ciudad del Este, no Paraguai, foi agitada em sua “vida” política. Na manhã da última segunda-feira (26), a prefeita Sandra Zacarías, anunciou que deve apresentar sua renúncia oficial ao cargo. Durante participação em evento público, Sandra disse que tomou a decisão para evitar o prolongamento da crise política que afeta a administração municipal da segunda maior cidade do Paraguai.

“Vou dar um passo atrás para que não ocorram mortes, nem de um lado, nem de outro”, disse a prefeita, referindo-se aos grupos que protestam contra ou a favor de sua administração e já protagonizaram incidentes de violência. “Vou apresentar minha renúncia”.

Ela vem sendo alvo de constantes protestos por parte de oposicionistas e população por denúncias de irregularidade e suposta corrupção. Sandra é esposa do ex-prefeito e atual senador pelo Partido Colorado, Javier Zacarías Irún, e cunhada do ex-governador do Alto Paraná e atual deputado, Justo Zacarías Irún, formando parte do chamado “Clã Zacarías”, que vem comandando o Partido Colorado na região desde o início dos anos 2000.

Entre as denúncias contra o casal Sandra e Javier, uma delas diz respeito à compra não-declarada de imóveis no litoral de Santa Catarina.

Novas eleições em Ciudad del Este

O Tribunal Eleitoral do Departamento de Alto Paraná já recebeu a resolução do Tribunal Superior da Justiça Eleitoral (TSJE) convocando novas eleições para a Prefeitura de Ciudad del Este. Os preparativos, com definição do calendário eleitoral, ocorrem em meio a aprovação da intervenção no município o anúncio de renúncia da prefeita Sandra Zacarías.

O encaminhamento do processo para novas eleições foi confirmado pelo juiz Victor Candia, em entrevista ao  diário  paraguaio Vanguardia. De acordo com ele, a resolução permanece em vigor, apesar de ter sido emitida contra a Lei Orgânica Municipal, sobrepondo as prerrogativas da Câmara de Vereadores, que ainda não tratou da renúncia de Sandra McLeod Zacarías.

Fontes – Vanguardia, Portal da Cidade e Gazeta Diário
Imagem – Assessoria de Comunicação prefeitura de Ciudad del Este

não perca nenhum conteúdo

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações!

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE