Black Friday Paraguai: de bons negócios a reclamações
28 de novembro de 2017No final de semana que passou, especialmente na sexta-feira e no sábado, o comércio de Ciudad del Este, no Paraguai, teve o registro de milhares de clientes que visitaram e compraram nas lojas, em função da Black Friday Paraguai 2017.
Ciudad del Este, por ser fronteira e fazer divisa com Foz do Iguaçu (PR), é um dos destinos mais procurados por quem quer comprar produtos com preço mais em conta do que no Brasil. Durante a promoção de descontos, várias lojas melhoraram ainda mais os preços como forma de atrair os clientes, renovar os estoques e garantir lucro com vendas em grande quantidade.
O Compras Paraguai apurou que a movimentação foi intensa em várias lojas do microcentro. As lojas maiores e mais famosas, que também aderiram a Black Friday, receberam milhares de clientes, sendo a grande maioria formada por brasileiros. Os descontos, que variaram de 5% a 70%, garantiram um volume considerável de vendas especialmente em artigos eletrônicos, como smartphones, televisões, games, aparelhos de som, bebidas, roupas, perfumes, entre outros.
Compras com grandes descontos
Vários clientes que chegaram muitas horas antes da abertura das lojas conseguiram comprar os produtos com os descontos anunciados. Alguns deles, inclusive, chegaram a passar a noite de quinta-feira (23) nas filas esperando a abertura das lojas. Estes foram os primeiros a aproveitar os descontos da Black Friday e compraram televisões, produtos para casa, artigos de informática e outros equipamentos com descontos de até 50%. As lojas do Paraguai divulgaram com antecedência, por meio das redes sociais ou sites, os produtos e o percentual de desconto durante a promoção e isso fez com que a maioria dos clientes fosse para as lojas sabendo exatamente o que queria comprar e o valor final do produto.
Problemas enfrentados
Apesar da Black Friday Paraguai 2017 ter registrado muitos clientes satisfeitos, nas redes sociais as reclamações também chamaram a atenção. Centenas de clientes que foram até Ciudad del Este com intenção de comprar nas lojas participantes da Black Friday saíram decepcionados.
Várias pessoas reclamaram da falta de produtos em estoque, da falta de vendedores nos horários de pico das lojas, do fechamento de algumas lojas antes do horário previsto e anunciado na promoção. Alguns clientes chegaram a afirmar que a promoção foi uma “falta de respeito com as pessoas, já que os produtos anunciados não tinham os descontos prometidos” e quando os clientes iriam efetuar a compra de determinado produto ou artigo pelo preço de Black Friday, ele estava em falta no estoque da loja.
Várias pessoas também reclamaram do empurra-empurra e das disputas pelos produtos. Algumas lojas anunciaram produtos com descontos extremamente atrativos, porém com 3 ou 5 peças apenas participantes da Black Friday Paraguai. Em função do grande volume de pessoas em curto espaço de tempo, alguns produtos também acabaram, conforme as lojas, sofrendo danos em função de quedas.
O comércio em geral de Ciudad del Este não divulgou um balanço oficial do número de pessoas que atravessaram a Ponte Internacional da Amizade atrás dos descontos da Black Friday que gerou intensa movimentação na cidade paraguaia.
Fontes – Compras Paraguai, Shopping China, Mega Eletrônicos, DFS International, Casa Nissei e Estadão
Imagens – Lojas de Ciudad del Este