Exigência da vacinação contra a Febre Amarela não afetou ingresso de brasileiros em Ciudad del Este

15 de fevereiro de 2018

exigencia-da-vacinacao-contra-a-febre-amarela-nao-afetou-ingresso-de-brasileiros-em-ciudad-del-este
Liquida Paraguai
0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

No final do mês de janeiro, o Ministério da Saúde do Paraguai emitiu um comunicado que deixou muitos brasileiros preocupados. No documento, o Governo do Paraguai anunciou que o setor migratório do país passaria a exigir o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela para a entrada e saída do Paraguai. A medida começaria a valer a partir do dia 1º de fevereiro, como informado na época pelo Compras Paraguai.

O jornal paraguaio ABC Collor apurou que no dia 23 de janeiro, a diretoria de Vigilância em Saúde do país vizinho emitiu uma nota técnica endereçada à diretoria de Migrações, pedindo que o cartão de vacinação fosse exigido de turistas brasileiros antes de ingressarem no Paraguai. O mesmo serviria para paraguaios que, por ventura, viessem ao Brasil.

Febre Amarela PY

A medida, pelo que foi noticiado, se aplicaria a todos os passageiros ou turistas que vivem ou planejam viajar para as zonas de risco de transmissão da Febre Amarela. Também havia a exigência do viajante ter tomado a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência antes do ingresso no Paraguai.

Alguém foi barrado?

O consulado do Brasil em Ciudad del Este, no Paraguai, confirmou a veracidade do comunicado. Entretanto, a representante do Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico de Ciudad del Este (Codeleste) Linda Tagen, afirmou que ainda não há nenhum tipo de exigência para a fronteira. “A informação oficial é que irão fiscalizar os aeroportos. Para fronteira não tem necessidade de apresentar a carteira de vacinação”, enfatizou.

A 10° Região Sanitária do Paraguai informou que de dois a três brasileiros tem entrada negada no país diariamente por Ciudad del Este, por não apresentarem comprovante de vacinação contra a febre amarela. A carteira de vacinação passou a ser pedida em 1° de fevereiro deste ano como forma de impedir que a doença entre no país.

Amostragem pequena

Recente estudo apontou que por dia aproximadamente 40 mil pessoas trafegam pela Ponte Internacional da Amizade, que separa Foz do Iguaçu, no Brasil, a Ciudad del Este, no Paraguai. Neste universo, pelo que foi informado pela 10ª região sanitária do Paraguai de que dois ou três brasileiros por dia tem o ingresso negado no país vizinho em função da não apresentação do certificado de vacinação, o número de “barrados” pode ser considerado bastante baixo.

Neste mês de fevereiro, diversos seguidores e colaboradores do Compras Paraguai ingressaram no Paraguai sem nenhum tipo de vistoria em carteira de vacinação ou exigência de esquema vacinal. O recomendável é que os brasileiros que tem ideia de visitar o país vizinho para turismo ou compras, estejam em dia com a vacinação e portem consigo a caderneta de vacina.

17

Fontes – Rádio Cultura, ClickFoz e Compras Paraguai
Imagens – Compras Paraguai

não perca nenhum conteúdo

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações!

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE