Paraguai passará a exigir certificado de vacinação contra febre amarela

26 de janeiro de 2018

paraguai-passara-a-exigir-certificado-de-vacinacao-contra-febre-amarela
Liquida Paraguai
0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

O Ministério de Saúde do Paraguai começará a exigir, em breve, a apresentação do certificado internacional de vacinação a todas as pessoas que entrem em território paraguaio ou se destinem a regiões brasileiras onde o surto de febre amarela está ativo, informou o Escritório Geral de Migrações nesta quinta-feira (25).

“As pessoas que planejam viajar para estados considerados ‘zona de risco’ devem se vacinar com, no mínimo, dez dias de antecedência da data da viagem”, informou o Departamento paraguaio, destacando como estados com perigo de contaminação Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, sem citar Minas Gerais.

Segundo o Escritório, a medida é importante para “prevenir a introdução do vírus” no país vizinho. O último surto de febre amarela no Paraguai foi em 2008, quando foram registrados 28 casos. De acordo com o Ministério de Saúde do Paraguai, a exigência da vacinação para ingresso no país vizinho será feita a partir do dia 1º de fevereiro de 2018.

2018-01-26-PHOTO-00000010-1.jpg

A equipe do Compras Paraguai cruzou nesta sexta-feira (26) a fronteira de Foz do Iguaçu (PR) com Ciudad del Este no Paraguai e não percebeu nenhuma movimentação diferente com relação a possíveis impedimentos de acesso de turistas brasileiros ao país vizinho. 

IMG_4189

Febre Amarela

Conforme a FioCruz a febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A febre amarela é transmitida para os seres humanos por mosquitos em áreas urbanas ou rurais. Os macacos não transmitem febre amarela para os humanos.

Caderneta de vacina

O aconselhável em toda viagem internacional que o cidadão brasileiro fizer é levar junto a caderneta de vacinação para comprovar que está em dia com as vacinações. No ano de 2001 o Brasil realizou uma grande campanha nacional de vacinação contra a Febre Amarela.
Segundo orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina (DIVE/SC) por meio de uma nota técnica, a pessoa que recebeu a imunização no ano de 2001 não precisa receber nova dose contra a Febre Amarela. Campanhas intensas de vacinação no Brasil estão ocorrendo, principalmente, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

 

Fontes – G1, FioCruz, Dive/SC e Compras Paraguai

Imagem – Arquivo Compras Paraguai

não perca nenhum conteúdo

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações!

  • luizhp

    É o fim da picada… Vivi para ver o Paraguay exigir vacinação dos brasileiros. Brasil se tornando a lata de lixo da América do Sul.

  • carter

    Olá Compras Paraguai.
    Alguma novidade sobre esta exigência? Souberam de alguma restrição para quem cruza a ponte da amizade?
    obrigado.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE