Atividade comercial cresceu 40% em Ciudad del Este
6 de fevereiro de 2017A atividade comercial em Ciudad del Este, no Paraguai, registrou um aumento de 40% em 2016. Este incremento significativo nas vendas foi verificado a partir do segundo semestre do ano passado, segundo informou o chefe da Federação das Câmaras de Ciudad del Este (FEDECAMARAS), Tony Santamaria.
A cidade comemorou na última sexta-feira (3) seu 60º aniversário de fundação. Vários eventos foram promovidos pelo governo municipal. Ainda na quinta-feira (2), o setor privado da cidade inaugurou o moderno Shopping Paris, que recebeu investimentos de US$ 65 milhões. “Ciudad del Este teve um ano de 2016 muito melhor do que em 2015; depois de fazer uma pesquisa com 100 empresas, estima-se que a melhora comercial foi até 40% no ano passado”, disse Santamaria.
O empresário menciona entre as principais razões para a recuperação comercial a estabilização do real frente ao dólar. Segundo Santamaria a região da fronteira voltou a receber compradores brasileiros, que entram em Ciudad del Este para comprar artigos variados.
Santamaria frisou que o trabalho das autoridades paraguaias foi positivo e importante para a volta dos turistas e compradores. Ele destacou avanços em termos de infraestrutura, implementação e adequação das leis das relações comerciais. “Estamos avançando. Faltam algumas coisas para melhorar, mas o importante é que estamos melhorando”, disse ele.
Outra ponte
O representante da FEDECAMARAS recordou a urgência que existe na cidade fronteiriça para a construção de uma segunda ponte, quer por iniciativa do Governo do Brasil ou do Paraguai. “É uma promessa que tem mais de 24 anos e cada vez se torna mais essencial para facilitar o comércio”, disse ele. Tony Santamaria também citou a possibilidade de que o Paraguai pode se conectar com outras grandes redes internacionais como a extensão entre o Chile, a Colômbia e a China.
(Fonte – La Nacion/Imagem – La Nacion)
Publicado em 04/02/2017
http://www.lanacion.com.py/2017/02/04/afirman-hubo-repunte-del-40-ventas-este/