Iniciada construção da nova ponte entre Brasil e Paraguai
8 de agosto de 2019O Consórcio Construbase Cidade Paulitec iniciou oficialmente nesta semana, na quarta-feira (7), a obra de construção da Ponte Internacional da Integração – segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai pelo Rio Paraná.
O vaivém de tratores, retroescavadeiras e a movimentação de operários, jornalistas e curiosos – entre moradores e autoridades locais – deram a largada na construção efetiva da segunda ponte na região. Uma segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai era uma demanda de pelo menos três décadas.
O local onde a Ponte Internacional da Integração será construída fica nas imediações do Marco das Três Fronteiras, um dos atrativos turísticos de Foz do Iguaçu. A obra deverá gerar riqueza e um novo status para a região do bairro Porto Meira, na margem brasileira.
A obra orçada em R$ 463 milhões, tem tempo estimado de construção de três anos e meio. Após concluída, a ponte terá o maior vão livre do país, com 460 metros, nos 760 metros de comprimento ligando as cidades de Foz do Iguaçu (Brasil) e Presidente Franco (Paraguai).
A obra custeada pela margem brasileira da Itaipu Binacional, ainda contempla obras da estrutura, desapropriações e a construção de uma estrada perimetral.
Diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, disse que a obra entra para a história, assim como foi a construção da Ponte Internacional da Amizade, primeira ligação entre os dois países.
Osman Bove, gerente de contratos do Consórcio Construbase Cidade Paulitec, falou sobre a mão-de-obra que será utilizada durante o tempo de obra. Ele disse que 11 mil currículos foram encaminhados para a empresa. São pessoas que tem interesse em trabalhar na construção da ponte. A escolha pelos operários que vão trabalhar nesta obra deve iniciar nos próximos dias.
Fontes – Portal da Cidade e Rádio Cultura de Foz
Imagens – Sara Cheida – Itaipu