Pesquisa aponta recuperação comercial em Ciudad del Este
30 de abril de 2018Um estudo intitulado “Tráfico e Perfil dos visitantes” elaborado por alunos e professores do Centro Universitário (UDC) de Foz do Iguaçu, no Brasil, aponta que nem todas as pessoas que cruzam a fronteira com o Paraguai tem como único objetivo o comércio de Ciudad del Este.
De acordo com o estudo, 37% dos entrevistados afirmou que o motivo de sua visita ao Paraguai foi o turismo. Outro aspecto importante divulgado é que a maioria dos entrevistados disse que já tinha visitado o Paraguai em mais de 10 vezes e que pretende voltar.
Conforme o professor Fabio Padro, coordenador da pesquisa, o trabalho a campo teve início em 1996. Ele disse que os dados coletados são científicos e servem para auxiliar as instituições como a Aduana, por exemplo, no desenvolvimento da região da Fronteira. “É um instrumento de controle de fluxo, que serve de auxílio no trabalho de gestão, segurança e marketing”, destacou o coordenador.
A representante do Conselho de Desenvolvimento de Ciudad del Este (CODELESTE), Natalia Ramírez Chan, afirmou que a pesquisa revela que o turismo começa a ser um fator a mais para atrair visitantes para a região. De acordo com Natalia, todo o trabalho que vem sendo realizado em conjunto entre os setores público e privado está dando resultado, fazendo com que o cidadão brasileiro tenha uma imagem positiva de Ciudad del Este e da região.
Confira em nosso Blog um post sobre as várias atrações turísticas que Ciudad del Este oferece.
Crescimento também nas vendas
O levantamento dos dados apontou que o ano de 2017, Ciudad del Este, no Paraguai, depois de vários anos difíceis, registrou uma importante retomada levando em conta o movimento de visitantes. Isso pode ser observado pela recuperação do volume de negócios do setor comercial.
Setores com a Câmara de Comércio e Serviços afirmam que este crescimento, no ano que passou, chegou a 38% se comparar com o ano de 2016. Segundo levantamento de dados da UDC, a Ponte da Amizade, que une Ciudad del Este (Paraguai) a Foz do Iguaçu (Brasil) ao longo de 2017 registrou uma circulação de 38.900 veículos por dia.
Os números divulgados apontam que o movimento foi 30% superior ao registrado em 2016, quando pela Ponte da Amizade, circularam aproximadamente 29 mil veículos por dia.
Fonte – NotiCDE
Imagens – Arquivos Compras Paraguai