Paraguai e Brasil estão com o mesmo horário até metade de outubro
2 de outubro de 2017As pessoas que forem ao Paraguai fazer compras nos primeiros dias deste mês de outubro podem ter uma surpresa se olharem nos relógios. Historicamente o Paraguai tem uma hora a menos se comparado com o Brasil (horário oficial de Brasília). Porém, desde ontem (1º) até o próximo dia 15 de outubro (domingo), Brasil e Paraguai estarão com o mesmo horário. A medida vale em função do início do horário paraguaio de verão.
É importante ficar atento, porque o mesmo horário entre os países vizinhos vai vigorar apenas por 15 dias. Isso ocorre porque no dia 15 de outubro inicia oficialmente o horário brasileiro de verão, sendo adotado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Tanto no Brasil quanto no Paraguai, de acordo com os governos federais, o objetivo da adoção do horário de verão é minimizar a sobrecarga de consumo de energia durante alguns picos diários. O horário de verão prevê, entre outras questões, o maior aproveitamento da luz natural, fazendo com que as lâmpadas sejam ligadas mais tarde.
Conforme a Administração Nacional de Eletricidade (ANDE) do Paraguai, o novo horário ajudará a diminuir a sobrecarga no sistema elétrico do país durante os meses mais quentes do ano, quando se consome mais energia. Cabe destacar que a maioria das lojas de Ciudad del Este atendem a partir das 7h até às 16h (horário de Brasília) de segunda à sexta-feira.
Horário Brasileiro de Verão
O horário de verão no Brasil foi adotado pela primeira vez no dia 1º de outubro de 1931, abrangendo todo território nacional. Hoje ele é adotado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Neste ano, o horário de verão terá início no dia 15 de outubro e seu encerramento está previsto para o sábado, dia 17 de fevereiro de 2018.
Fonte – Portal da Cidade de Foz
Imagem – Arquivo Compras Paraguai