Celulares vendidos no Paraguai deixarão de funcionar?

22 de maio de 2018

celulares-vendidos-no-paraguai-deixarao-de-funcionar
Liquida Paraguai
0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Os chamados celulares “XingLing” parece que estão com os dias contados no Brasil. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) iniciou neste mês de maio o bloqueio destes aparelhos que são considerados irregulares no sistema de telecomunicação nacional.

A Anatel iniciou o bloqueio em 9 de maio e, até o momento, aproximadamente 37 mil aparelhos celulares considerados piratas foram afetados. A ação foi realizada nos estados de Goiás e Distrito Federal e vinha sendo anunciada desde o ano de 2014.

Meses antes de bloquear os dispositivos a Anatel avisou os proprietários por mensagens de texto. Foi definido um cronograma de implantação deste bloqueio pela Agência que começou com um projeto piloto nos dois estados citados.

O que é celular pirata?

Conforme a Anatel, são considerados celulares piratas os modelos que não possuem homologação na Agência Nacional ou IMEI – International Mobile Equipment Identity. O IMEI é uma identificação única e global do aparelho e reúne informações sobre o dispositivo.

A medida só vale para celulares irregulares habilitados após o início desse período de avisos. O bloqueio deve afetar estes aparelhos com IMEI adulterado, clonado ou adepto a outro sistema de fraude. Os aparelhos serão impedidos de se conectar às redes 3G e 4G no Brasil. Além disso, estão especialmente na mira da Anatel os smartphones sem marca reconhecida, que são cópias de modelos famosos com baixo preço.

Celular do Paraguai será bloqueado?

De acordo com a Anatel, a decisão de bloqueio não vai afetar usuários que possuem modelos de celulares importados e que não passaram pela certificação da Anatel, desde que tenham IMEI inscrito na organização internacional GSMA. Com isso, marcas, como Xiaomi e OnePlus, por exemplo, não entram no bloqueio.

As lojas grandes de Ciudad del Este, no Paraguai, por exemplo, vendem apenas aparelhos originais. Estes celulares não serão afetados pela decisão. Muitos smartphones do Paraguai possuem garantia mundial dos fabricantes em caso de problemas. Teoricamente, o mesmo vale para os brasileiros que compram celulares nos Estados Unidos.

Para tranquilizar os clientes, algumas lojas do Paraguai também concedem garantia de 3 meses na hora da compra. Para não correr o risco de ter algum problema, sofrer algum tipo de bloqueio ou incômodo, sempre indicamos a compra em lojas grandes e conhecidas pelos brasileiros. A aquisição sempre deve ser de aparelhos originais.

 

Fontes – Infomoney e TechTudo
Imagem – Compras Paraguai

não perca nenhum conteúdo

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações!

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE