Fronteira pode abrir agora em Setembro?

18 de setembro de 2020

fronteira-pode-abrir-agora-em-setembro
Liquida Paraguai
0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Existe uma expectativa imensa para que a Fronteira do Brasil com o Paraguai, por meio da Ponte da Amizade, possa reabrir agora em setembro, após 6 meses por conta da pandemia de COVID 19.

De acordo com o jornal do Paraguai ABC Color, um protocolo com exigências de segurança sanitária foi apresentado nesta semana pelo Ministério da Saúde do Paraguai. O documento pretende garantir a abertura da Ponte da Amizade que une Ciudad del Este a Foz do Iguaçu.

A abertura das fronteiras, já aprovada pelo Ministério da Saúde do Paraguai, prevê a reabertura da Ponte da Amizade de forma gradual, parcial e temporária em Ciudad del Este. O protocolo, elaborado em conjunto com autoridades de saúde do Brasil, tem previsão de ser finalizado nos próximos dias.

O jornal ABC Color afirma em sua publicação que existe grande possibilidade da Ponte reabrir, parcialmente, já a partir de 26 de setembro. Esta abertura, de acordo com fontes citadas pelo jornal, seria uma forma de “oxigenar” o castigado comércio de CDE, permitindo o ingresso parcial de brasileiros para compras no microcentro da cidade paraguaia. Ainda, segundo o jornal, o presidente do Paraguai Mario Abdo precisa apenas autorizar, por meio de decreto, este ingresso de estrangeiros no país. A entrada de não paraguaios em Ciudad del Este para compras está proibida desde metade de março.

A Rádio Cultura de Foz do Iguaçu explicou por meio de publicação que a ideia inicial é que brasileiros possam entrar no Paraguai entre 5h e 10h e retornar até às 18h. Brasileiros poderiam entrar e sair no mesmo dia para comprar no comércio de Ciudad del Este. Toda a experiência de compras deve seguir os cuidados sanitários para evitar possíveis contaminações já que a pandemia de COVID 19 ainda não acabou.

A decisão de permitir a entrada de brasileiros já neste mês de setembro está na mesa do presidente do Paraguai. Os próximos dias devem ser decisivos com relação a este tema.

Front abre SET202

Fontes – ABC Color, Rádio Cultura e Portal da Cidade
Imagem – Arquivo Compras Paraguai

não perca nenhum conteúdo

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações!

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE