Governo do Paraguai promete reativar comércio de Fronteira

18 de junho de 2020

governo-do-paraguai-promete-reativar-comercio-de-fronteira
Liquida Paraguai
0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Um conjunto de medidas tributárias, tarifas especiais e do fortalecimento do comércio eletrônico serão aplicadas nas cidades de fronteira, cujas economias dependem do comércio que hoje está paralisado pelo fechamento nas fronteiras do Paraguai. Elas beneficiariam especialmente Ciudad del Este, Pedro Juan Caballero e Salto del Guairá. Estas medidas foram adiantadas ao jornal paraguaio ABC pelo Ministro da Fazenda do país, Benigno López.

“Vai ser geral na fronteira. Todas as empresas que tem algum tipo de relacionamento vão poder se beneficiar com estas medidas. Vamos anunciar em breve, quando fecharmos os números da fronteira”, assinalou López.

De acordo com os dados, são três as medidas principais analisadas. A primeira é o fortalecimento do comércio eletrônico mantendo o regime de turismo, já que os estrangeiros não entrariam fisicamente no Paraguai para fazer suas compras. A segunda medida seria a ampliação do citado regime a produtos têxteis e calçados. A terceira seria reduzir as taxas da Dinac (Direção Nacional de Aeronáutica Civil) e Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP), assim como o imposto selecionados para certos itens.

Delivery na fronteira com o Brasil

Pelo que antecipou o Ministro da Fazenda, a ideia seria estabelecer um sistema de compras online onde o produto adquirido pelo cliente não paraguaio seja levado a um depósito aduaneiro. Esta medida garantiria que o Regime de Turismo siga valendo, com preços mais atrativos para os turistas. No depósito aduaneiro, o comprador estrangeiro poderia retirar as mercadorias sem precisar ingressar no território do Paraguai, garantindo ainda a ordem presidencial que determina o fechamento das fronteiras do Paraguai.

Outra medida estudada pelo Governo do Paraguai seria criar um programa de ajuda aos trabalhadores fronteiriços e, em tal sentido, se pensa em estender o subsídio chamado ‘Pytyvõ’ (em tradução seria AJUDA) para aqueles comerciantes que não se inscreveram no início da quarentena no país.

Estes profissionais agora poderiam fazer a inscrição e cobrar o subsídio do governo, assim como já fizeram mais de 1 milhão de trabalhadores informais paraguaios diretamente afetados pelas medidas sanitárias que buscaram frear o avanço do Coronavírus no país vizinho.

Até o momento, o Paraguai possui 1330 casos confirmados de Coronavírus, tendo apenas 13 mortes. Um total de 717 paraguaios já estão recuperados da Covid 19.

 

Fonte – ABC Color
Imagem – Arquivo Compras Paraguai

não perca nenhum conteúdo

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações!

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE