Empresários do Paraguai estão otimistas com chegada do fim do ano
14 de dezembro de 2017O setor empresarial de Ciudad del Este, no Paraguai, observa com otimismo o último mês do ano e espera que a proximidade com o Natal e as festas de final de ano movimentem ainda mais a economia do país vizinho. Os lojistas ressaltam que o ano de 2017 foi marcado por um movimento comercial bastante irregular, com dias bons e ruins em termos de vendas.
Juan Santamaría, presidente do Grupo de Trabalho Empresarial (Fedecamaras), disse que esta época do ano faz com que o consumidor brasileiro recupere o poder de compra, já que muitos brasileiros passaram o ano endividados. “O pagamento do décimo terceiro salário garante a realização de compras de fim de ano”, afirmou o empresário.
Quanto ao volume de vendas durante o ano, Santamaría disse que foi muito irregular. Segundo ele, em vários períodos deste ano foi registrada a entrada de muita gente no Paraguai, mas as pessoas compraram pouco e isso, na visão do dirigente, “é algo que é preciso parar para se pensar”.
Por outro lado, ele mencionou que a chegada do investimento estrangeiro que se materializa em centros de entretenimento em Ciudad del Este, hotéis, maquiladoras, além da recuperação do setor agrícola do Paraguai, são aspectos que podem se traduzir em um nível bom de vendas.
De acordo com dados oficiais, a importação de celulares ao longo deste ano esteve em constante aumento, aspecto que foi ratificado por Juan Santamaría, pois reflete que estes equipamentos surgem como os prediletos dos clientes nas vendas realizadas em Ciudad del Este.
Fonte – NotiCDE
Imagens – Arquivo Compras Paraguai