Ciudad del Este serve como válvula de escape para brasileiros em meio à greve

28 de maio de 2018

ciudad-del-este-serve-como-valvula-de-escape-para-brasileiros-em-meio-a-greve
Liquida Paraguai
0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Esta segunda-feira (28) marcou o oitavo dia da greve geral dos caminhoneiros no Brasil. A paralisação ocorre, entre outras questões, pelos constantes aumentos no preço do óleo diesel. Ciudad del Este, no Paraguai, tem auxiliado diretamente as pessoas da vizinha Foz do Iguaçu (PR) que vem sofrendo há alguns dias com problemas de abastecimento.

Desde este final de semana, hospitais e postos de gasolina tem sido reabastecidos com escolta militar e por agentes rodoviários. Moradores de Foz do Iguaçu e cidades vizinhas do Paraná tem entrado em massa em Ciudad del Este para efetuar a compra de itens básicos.

Em vários estados brasileiros segue a paralisação dos caminhoneiros. Cerca de 566 pontos no Brasil permanecem em protesto, quando na maioria dos casos, os motoristas ocupam metade das estradas, enquanto que outros estão do lado de fora da pista.

A população já sofre as consequências da escassez de combustível, medicamentos, alimentos e falta de atividade nas escolas, além de complicações para prestar atendimento hospitalar. Da mesma forma, as companhias aéreas estão ressentidas porque há vôos cancelados. Além disso em várias cidades brasileiras o serviço de transporte público foi suspenso por falta de combustível.

Ontem à tarde, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) escoltou dois caminhões carregados com gás de cozinha de Londrina para dois hospitais em Maringá, na região norte do estado do Paraná. Em outra operação, o exército brasileiro escoltou de Curitiba dois caminhões com diesel para abastecer ônibus de transporte público em Ponta Grossa. Esta prática foi replicada em vários pontos e também feita para fornecer combustível em aeroportos.

Diante desta crise, os motoristas de Foz de Iguaçu abastecem os veículos principalmente em Ciudad del Este onde as estações de serviços permanecem repletas de carros com placas do Brasil. Consulta feita hoje pelo Compras Paraguai, apontou que o preço do litro da gasolina comum está sendo vendido a R$ 2,80. O preço da gasolina aditivada é de R$ 3,88 nos postos de combustível de Ciudad del Este.

A paralisação da classe dos caminhoneiros deve-se, muito pelo constante aumento do preço do diesel, pois desde junho de 2017 o governo brasileiro estabeleceu um novo sistema de aumento de preços quando a variação do combustível é diária. Os motoristas exigem que o preço do combustível seja congelado por, no mínimo, três meses.

Na última quinta-feira (24), o presidente brasileiro Michel Temer e representantes de caminhoneiros assinaram um acordo para uma trégua de 15 dias, mas mesmo assim a mobilização continuou. Ontem à tarde, o presidente Temer assinou um decreto que permite ao governo assumir o controle dos caminhões para desbloquear as rotas, confiscando os veículos de carga.

 

Fonte – ABC Color
Imagem – ABC Color

não perca nenhum conteúdo

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações!

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE