Comércio de Fronteira no Paraguai tem crescimento de 27% nas vendas
17 de janeiro de 2017A recuperação nas vendas em cidades paraguaias de Fronteira, principalmente na divisa com o Brasil, foi anunciada na semana passada pelo Banco Central Paraguaio (BCP). O resultado positivo gerou uma movimentação de mais de US$ 1,55 milhão de importação sobre o regime de turismo e fechou 2016 com crescimento de 27,6% sobre o ano anterior.
As compras feitas no âmbito deste regime para turistas tem uma tarifa reduzida. No caso de turistas brasileiros a compra máxima permitida pela quota é até US$ 300 por mês.
Até o primeiro semestre do ano passado, a valorização do dólar sobre o real brasileiro tinha gerado uma queda de até 70% nas vendas em cidades de fronteira com o Brasil, como por exemplo Ciudad del Este e Salto del Guairá. No entanto, a partir da metade de 2016, a situação política no Brasil foi aliviada com a mudança de governo. Desde então, moeda brasileira começou a recuperar a força em relação ao dólar norte-americano.
Esta recuperação da economia brasileira ofereceu novamente poder de compra aos turistas brasileiros em todo território do Paraguai. Nas cidades de fronteira, principalmente, os produtos mais adquiridos são os relacionados à tecnologia e eletrônica.
Um relatório elaborado pelo Banco Central Paraguaio sobre Comércio Exterior anunciou que as importações de telefones celulares apresentaram um crescimento de 29,6% nos últimos meses. Já a venda de televisões teve um crescimento de 49,1%. A comercialização de computadores cresceu até 21,2%.
O economista-chefe do Banco Central Paraguaio, Miguel Mora, explicou que os números extraordinários de aumento das importações destes produtos não estão ligados ao consumo interno. Conforme Mora, este aumento responde à demanda de turistas brasileiros que visitaram a Fronteira com o Paraguai nos últimos meses.
(Fonte – UltimaHora.com)