3 de fevereiro: Ciudad del Este celebra 63 anos
3 de fevereiro de 2020Ciudad del Este pode ser considerada o ‘pulmão econômico’ do Paraguai. A capital do departamento de Alto Paraná, que já foi presidente Puerto Stroessner, hoje Ciudad del Este, completa 63 anos nesta segunda-feira, dia 03 de fevereiro. É a segunda cidade mais importante do Paraguai e vive em crescimento e mudanças constantes.
A cidade foi fundada em 1957 por Édgar Ynsfrán Doldán, no meio de uma floresta de Alto Paraná, durante o governo do falecido ditador Alfredo Stroessner. Segundo a história, a constante ameaça de invasão de brasileiros e argentinos deu origem à “colônia” hoje, que se tornou uma das cidades mais importantes do país. Além disso, fazia um ano que o Brasil havia iniciado os procedimentos para a construção da Ponte da Amizade, situação que também gerou preocupação.
A edificação da Ponte da Amizade teve início em 1959 e foi inaugurada seis anos depois, em 1965, um tempo recorde para a época.
Ao longo das seis décadas de vida, a cidade passou por constantes transformações e crescimento imparável para se tornar um grande centro comercial. É considerado o pulmão econômico do Paraguai.
Ponte da Amizade em construção no final da década de 1950
A transformação econômica
A cidade foi desenvolvida com base no comércio de fronteira e, com cerca de cinco mil lojas no microcentro, é o principal fornecedor de tecnologia da região, além de roupas, bebidas, perfumes e inúmeros produtos.
Embora a atividade comercial tenha caído nos últimos anos, sua economia continua muito forte e até conseguiu se adaptar às mudanças diversificando os itens. Experimentou crescimento em hotelaria, gastronomia, indústria, construções e ofertas educacionais, como o curso de medicina.
Estima-se que sua população habitacional atinja 8% ao ano nos últimos anos e esteja se expandindo cada vez mais nos bairros periféricos, ao longo de seus 104 km². Atualmente, Ciudad del Este possui uma população de 400.000 habitantes.
Santo padroeiro
O santo padroeiro de Ciudad del Este é San Blas, cujo dia de festa é comemorado em 3 de fevereiro, data que coincide com o aniversário da cidade. Para a celebração de uma data tão importante, todos os anos há uma série de atividades religiosas, civis e culturais.
Este ano, os festivais, tanto na esplanada da Catedral de San Blas quanto no emblemático lago da República, foram concluídos ontem à noite com a tradicional serenata. Enquanto isso, as atividades religiosas continuam ao longo do dia.
Fonte – ABC Color
Imagens – Arquivo/ABC Color