Ponte da Amizade terá moderno sistema de vigilância
8 de dezembro de 2017A partir de 2018 um sistema de câmeras inteligentes com tecnologia de reconhecimento facial de pedestres deve ser implantado na Ponte Internacional da Amizade que liga Foz do Iguaçu (PR) a Ciudad del Este, no Paraguai.
A medida ocorre em função da dificuldade de fazer o controle, tanto de pedestres como de motoristas que atravessam diariamente o Brasil e o Paraguai. O controle de segurança segue sendo uma das principais preocupações das agências de seguranças brasileiras e paraguaias.
A implantação deste sistema vem sendo tratada desde o ano passado. Essas câmeras serão capazes de fazer reconhecimentos faciais das pessoas que passam diariamente pela Ponte da Amizade, além de detectar as placas dos veículos.
O projeto executivo foi concluído pelas autoridades brasileiras e apresentado à Itaipu Binacional, entidade responsável pelo custeio do sistema, para análise. Cerca de 8 mil pessoas circulam diariamente na ponte que divide o Brasil do Paraguai.
Hoje, os controles são realizados aleatoriamente diante da impossibilidade de cobrir as milhares de pessoas que atravessam a Ponte Internacional da Amizade, entre o Brasil e o Paraguai. Cabe destacar que o controle de migração para ingresso e saída nos países não é necessário para as pessoas que circulam num raio de até 40 km da fronteira.
Fonte – ABC
Imagens – Arquivo Compras Paraguai