Operação Muralha 2019 chega ao fim na Fronteira
9 de julho de 2019A Operação Muralha 2019 oficialmente chegou ao fim nesta segunda-feira (8). Conforme a Receita Federal, as barreiras fixas de fiscalização, instaladas na praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu e Guaíra (ambas no Paraná) foram retiradas. As apreensões da Operação Muralha 2019 no PR e MS aproximam-se de R$ 45 milhões.
As atividades de fiscalização realizadas no âmbito da Operação Muralha, de acordo com os órgãos de fiscalização, vêm atingindo o objetivo de fortalecer o Estado, por meio da integração entre a Receita Federal e as forças atuantes, no combate aos crimes de fronteira.
No período de 13 de maio a 08 de julho, que corresponde aos 57 dias da Operação Muralha, as atividades na região oeste do Paraná foram realizadas principalmente nas duas barreiras de fiscalização instaladas próximo à praça de pedágio no município de São Miguel do Iguaçu/PR e na PR-163 em Guaíra/PR, e nas estradas secundárias da região. No Mato Grosso do Sul, o trabalho foi desenvolvido por equipes volantes que fiscalizaram toda a região de fronteira com o Paraguai.
Os resultados de apreensão obtidos nesta Operação Muralha foram:
2,3 milhões de maços de cigarros;
35 mil unidades de medicamentos e anabolizantes;
2,8 toneladas de maconha;
383 veículos;
46 pessoas presas;
R$ 44.981.590,84 em mercadorias.
O maior destaque fica por conta dos mais de 44,9 milhões de reais em mercadorias apreendidas, um aumento de 44,7% em relação a 2018. O valor se deve à participação do Mato Grosso do Sul nesta fase da Operação e a grande quantidade de eletrônicos, principalmente produtos de informática e celulares de alto valor, que foram apreendidos nesta fase da Operação Muralha.
Participaram da Operação a Receita Federal em parceria com o Batalhão de Fronteira do Paraná, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Exército, Marinha, Aeronáutica, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil e Departamento de Inteligência do Estado do Paraná – DIEP), Justiça Estadual, Ministério Público Estadual da Comarca de São Miguel do Iguaçu e Receita Estadual do Paraná.
Fonte – Assessoria e Portal da Cidade de Foz
Imagens – Valdemar Scheibner (Facebook Reprodução)