Empresários cobram governo para reabrir comércio do Paraguai

21 de abril de 2020

empresarios-cobram-governo-para-reabrir-comercio-do-paraguai
Liquida Paraguai
0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

A Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este, no Paraguai está cobrando do governo federal a reativação comercial urgente. A medida, segundo a entidade, pode evitar que 50 mil pessoas em Ciudad del Este percam seus postos de trabalho. A Câmara de Comércio também está cobrando a reabertura da fronteira com o Brasil, pela Ponte Internacional da Amizade. Segundo a entidade, muitas empresas da cidade podem falir se o Paraguai continuar em quarentena.

O presidente paraguaio, Mário Abdo Benítez, determinou que a quarentena que prevê regras bem rígidas, incluindo toque de recolher às 22h, se estenda até domingo, 26 de abril, seguindo recomendação do Ministério da Saúde daquele país. O Paraguai suspendeu as atividades em instituições educacionais e eventos de grande público no dia 11 de março e, uma semana depois, decretou o isolamento total da população.

No entanto, a Câmara do Comércio destaca que é necessário implantar controles sanitários nos postos de entrada de cada comércio a fim de evitar o contágio e a transmissão do Coronavírus (COVID-19). Além disso, os dirigentes empresariais cobram que os postos de controle sanitário sejam mantidos nas ruas e fora do perímetro urbano. A proposta é a instalação de um no quilômetro 30, da Ruta PY02.

“Entendemos que a implementação de uma medida para favorecer a reativação comercial em cidades fronteiriças evitará a iminente catástrofe financeira e o potencial caos social” expressa nota encaminhada pela entidade ao presidente do país, Mario Abdo Benítez. Na mesma nota, a Câmara cobra a reabertura da fronteira com Brasil no dia 2 de maio, data que também está prevista a reabertura no lado brasileiro.

Ruas vazias chamam a atenção (Foto - Silvino Garcia)
Ruas vazias chamam a atenção (Foto – Silvino Garcia)

Plano de retomada comercial

Em uma entrevista coletiva no Palácio do Governo Paraguaio na tarde desta segunda-feira (20), o ministro da Saúde Pública, Julio Mazzoleni, disse que o país está estudando medidas para flexibilizar a quarentena e retomar a economia.

Segundo o ministro, será colocado em primeiro plano os setores de maior importância e com menos impacto na saúde dos cidadãos. Ele esclareceu que independentemente do que for relaxado, as medidas de distanciamento e higiene devem permanecer o tempo todo.

Mazzoleni também admitiu que a quarentena por um longo período não é bom para a economia e poderá prejudicar a população, gerando desemprego e caos financeiro em todos os setores.

As medidas de flexibilização da quarentena serão divulgadas nos próximos dias e devem trazer alívio aos empresários e trabalhadores. O plano de reabertura será gradual e todas as normas serão apresentadas pelo governo assim que forem concluídas.

Em relação à educação, ele disse que não há possibilidade de retomar as aulas antes do dia 1º de setembro, devido os riscos de disseminação da COVID-19 e também de outras doenças respiratórias. Até esta terça-feira (21) o Paraguai contabiliza 208 casos confirmados de COVID-19, com 8 pessoas mortas e 53 recuperadas da doença.

Ponte da Amizade Vazia
Ponte da Amizade que une Brasil ao Paraguai sem movimento

Outro ponto que precisa ser analisado e que impacta diretamente na fluxo de pessoas em Ciudad del Este é a abertura das fronteiras por parte do Brasil. O ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Sérgio Moro, afirmou que as fronteiras brasileiras com todos os países da América do Sul ficarão fechadas até 2 de maio. A medida, publicada no Diário Oficial da União, faz parte do Plano Brasileiro de enfrentamento ao Coronavírus.

Fontes – Portal da Cidade de Foz e Ultima Hora 
Imagens – Silvino Garcia e Ministério de Segurança

não perca nenhum conteúdo

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações!

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE