Governador eleito sugere que Ciudad del Este seja um grande Free Shop ‘a céu aberto’
25 de abril de 2018
O recém eleito governador do departamento de Alto Paraná, Roberto Gonzáles Vaesken, garantiu que segue acompanhando de perto o desenvolvimento do projeto que prevê a criação de lojas livres de impostos, as chamadas Free Shops, em Foz do Iguaçu, no Brasil.
O político afirmou que todos estão atentos para adotar as medidas necessárias quando ele assumir o poder no dia 15 de agosto. Disse que se o Brasil implementar este tipo de comércio em Foz do Iguaçu, o presidente recém eleito do Paraguai, Mario Abdo Benítez, poderia propor ao Congresso a conversão de Ciudad del Este em um grande “Free Shop a céu aberto”.
Redução do valor da cota
Com relação ao tema da redução da cota de turismo por parte do Governo do Brasil, de US$ 300 para US$ 150 previsto para este ano, medida que afeta diretamente os brasileiros que fazem compras no Paraguai via terrestre, Roberto Gonzáles Vaesken, destacou que este não é um tema que pode ser resolvido pelo governo do departamento do Alto Paraná, no Paraguai.
O governador eleito afirmou que isso não significa que o tema ficará pendente entre os gestores, de modo que a chancelaria pode buscar uma intervenção necessária neste caso. “O tema da cota é algo que foge do governo do departamento de Alto Paraná, mas não significa que não somos co-gestores dos vários projetos que queremos implementar. O presidente eleito esteve falando com o setor comercial de Ciudad del Este e insistiu que vai implementar algo que se conhece como economia espelho”, afirmou Vaesken.
Ele ainda destacou que se as lideranças do Paraguai perceberem que o Brasil vai implantar essa medida (dos Free Shops em Foz do Iguaçu), o presidente automaticamente se comprometeu, com o acompanhamento dos parlamentares, de fazer o mesmo no lado paraguaio.
Fonte – NotiCDE
Imagens – Arquivo Compras Paraguai