Com crescimento acima da média, Paraguai vira caso de sucesso na região

10 de fevereiro de 2017

com-crescimento-acima-da-media-paraguai-vira-caso-de-sucesso-na-regiao
Liquida Paraguai
0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Antes visto apenas como exportador de alimentos, eletrônicos falsificados e extremamente dependente de seus vizinhos maiores – Brasil e Argentina – o Paraguai vem se destacando como um “case” de sucesso na região.

Em sua recente participação no Fórum de Davos, a primeira de um presidente paraguaio, o conservador Horácio Cartes (Partido Colorado) foi questionado sobre qual era o segredo do sucesso de seu país num momento em que a América desacelera.

O país cresceu entre 3% e 4% nos últimos anos, enquanto as demais economias da região ficaram na média de 2%. Para não falar da recessão de Brasil e Argentina.

“Não há segredo, na última década tivemos um vento favorável [referindo-se ao boom das commodities], e o que fizemos depois foi cuidar de nossos gastos e investimentos”, afirmou o presidente em Davos.

Eleito em 2013, Cartes é um dos principais empresários do país. Atua no setor de tabaco, além de ser um dos fundadores do principal banco paraguaio, o Amambay.

Os principais motivos do bom desempenho paraguaio são o investimento industrial, especialmente com as chamadas “maquilas”, e a abertura do setor de carnes para investidores estrangeiros.

Maquilas

A principal Lei paraguaia, que prevê incentivos para a instalação de empresas no Paraguai visando à exportação, é a Lei de Maquila (Lei N° 1.064 do Paraguai). O artigo primeiro desta lei deixa claro seu objetivo e as operações que são por ela abrangidas, compreendendo o fim de promover o estabelecimento e regular as operações de empresas industriais montadoras que se dediquem total ou parcialmente a realizar processos industriais ou de serviços incorporando mão de obra e outros recursos nacionais destinados à transformação, elaboração, conserto ou montagem de mercadorias de procedência estrangeira importadas temporariamente para efeito de reexportação posterior, em execução de um contrato subscrito com uma empresa domiciliada no estrangeiro.

O setor de “maquilas” é um dos que mais cresceram no ano passado, 10% ante 2015. Para atrair interessados, o país oferece desconto de impostos. “Das maquilas, 80% são brasileiras, 7% argentinas, e o resto se divide entre europeias e americanas. Mas queremos chegar a mercados distantes”, disse Catarina Daher, da Câmara de maquiladoras.

Para o ministro da Fazenda do Paraguai, Santiago Peña, mesmo com a diversificação industrial, o Paraguai não pode abrir mão da agropecuária. “Alimentos sempre serão necessários e não podemos renegar nossa tradição. Os chineses não vão poder comer celulares”, afirmou o ministro.

No setor de carnes, o investimento paraguaio já superou o de Uruguai e Argentina e só perde do Brasil. Parte desses recursos é brasileira.

grafico-py

Transformação

O estereótipo da capital paraguaia está mudando. Em vez de uma cidade marcada por ruas estreitas e lojas de eletrônicos (alguns de procedência duvidosa), casas de câmbio e ambulantes trabalhando sob o sol a pino, Assunção vem se transformando em alta velocidade.

Se o centro guarda muito dessa imagem, os novos bairros e a região portuária estão mudando. Surgiram torres de escritórios, hotéis e shoppings centers.

Fonte:

Folha Uol

Publicado em 05/02/2017

não perca nenhum conteúdo

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações!

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE