Brasil e Paraguai discutem segurança na Fronteira
24 de agosto de 2017Na última segunda-feira (21) os presidentes do Brasil, Michel Temer, e do Paraguai, Horacio Cartes, assinaram um Termo de Cooperação Internacional entre a Polícia Federal do Brasil e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad). A agenda oficial dos dois Chefes de Estado ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
Com o documento, os dois países demonstram a intenção de ampliar o combate às organizações criminosas que praticam contrabando, tráfico de drogas, de armas e lavagem de dinheiro na fronteira.
Na última semana, por solicitação da Polícia Federal, a Força Nacional de Segurança começou a atuar em apoio aos demais órgãos de segurança na Ponte Internacional da Amizade, que divide Foz do Iguaçu, no Brasil e Ciudad del Este, no Paraguai. Segundo o governo brasileiro, é pela Ponte da Amizade que passam drogas e armas entrando no Brasil com destino a grandes capitais, como por exemplo São Paulo e Rio de Janeiro.
O comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo Villas Boas, disse estar preocupado com a situação das fronteiras brasileiras. O país possui 23.102 quilômetros de fronteira, sendo que 17 mil são secas, entre 10 países, com 122 municípios fronteiriços. Com o Paraguai, por exemplo, o Brasil possui 1.367 quilômetros de fronteira.
Fonte – Rádio Cultura de Foz – Pesquisado em: 23/08/2017
Imagens – Arquivo Compras Paraguai