Autoridades interferem em loja que superfaturou compra de cliente no Paraguai

2 de agosto de 2017

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Liquida Paraguai
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Uma ação conjunta da prefeitura de Ciudad del Este, no Paraguai, por meio do setor de Defesa do Consumidor, da Polícia Turística e do Ministério conseguiu evitar e reparar um prejuízo causado por uma loja localizada no microcentro. Uma cliente pagou a compra no cartão de crédito e quando foi conferir a fatura a loja estava cobrando US$ 60 a mais pelos produtos adquiridos.

A argentina Paola Orellano relatou que comprou um kit de maletas na loja Multicell – Mercado Libre, localizada no Shopping Alfonso, em Ciudad del Este. A turista revelou que pagou pelos produtos aproximadamente 750 pesos argentinos, o equivalente a US$ 75. Paola pagou a compra no cartão de crédito e, quando chegou no hotel onde estava hospedada percebeu que a loja havia cobrado pelos produtos US$ 136,22, uma diferença de US$ 60.

A argentina voltou no outro dia à loja de Ciudad del Este para pedir explicações sobre o superfaturamento. Ela foi orientada pela loja a procurar a Defesa do Consumidor. Paola Orellano acionou a Polícia Turística e o setor de Defesa do Consumidor e retornou para o comércio. “A loja chegou a um acordo comigo em menos de 15 minutos. Pela diferença passada no cartão de crédito eu peguei outro kit de maletas. Quero enfatizar a velocidade com que o problema foi resolvido. Se fosse na Argentina este impasse levaria muito tempo para se resolver”, disse a turista.

Outro episódio

O brasileiro Adalberto Vila Riquelme, morador de Camboriú (SC), acabou sendo enganado numa loja de Ciudad del Este no dia 6 de junho deste ano. O fato ocorreu na loja Centro Cell, dentro do Shopping Vendôme. Adalberto teve acompanhamento das autoridades locais em todo processo de denúncia, até a conclusão do caso.

O catarinense fez uma compra pela internet (por algum meio informal) referente à seis aparelhos iPhone 6, que segundo ele, teria acertado com a loja Centro Cell a passagem destes aparelhos para o Brasil totalizando o valor de R$ 7.000, sendo uma parte do pagamento antecipado via depósito.

Mas, não recebendo a mercadoria, o turista foi até Ciudad del Este, sendo cobrado o valor total de R$ 10.800 e mesmo assim não recebeu a mercadoria que havia negociado com a loja via internet. A partir deste momento foi acionada a Polícia Turística de Ciudad del Este que, de um modo ágil e rápido, acompanhou o turista até a loja e fez a mesma devolver o total do dinheiro cobrado para Adalberto. A loja foi punida com uma multa.

Fontes – Noticde e Compras Paraguai

Imagem – Noticde Divulgação

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