Após 55 dias fechados, shoppings do Paraguai reabrem

27 de maio de 2020

apos-55-dias-fechados-shoppings-do-paraguai-reabrem
Liquida Paraguai
0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Os shoppings na fronteira do Paraguai com o Brasil que tanto atraem os brasileiros voltaram a funcionar, nesta  semana. As lojas reabriram entre segunda (25) e terça-feira (26), depois de 55 dias de fechamento total. A principal clientela, no entanto, deve continuar ausente.

As fronteiras continuam fechadas para a entrada de brasileiros no país vizinho. A reabertura gradual do comércio foi anunciada no domingo, pelo presidente Mario Abdo Benítez, após 76 dias de quarentena. O Paraguai registra 865 casos e 12 mortes pelo novo coronavírus.

Em Ciudad del Este, ligada a Foz do Iguaçu (PR) pela Ponte da Amizade, os principais shoppings reabriram, mas as barreiras na ponte continuam. Não é permito acesso de pessoas pela ponte no país vizinho.

Fronteira

Conforme o presidente da Câmara de Comércio de Ciudad del Este, Juan Vicente Ramirez, a reabertura da ponte pode acontecer na próxima fase do projeto de “quarentena inteligente”, do governo do Paraguai. De acordo com Ramires, o comércio de Ciudad del Este não se sustenta sem os brasileiros, que representam 95% do movimento.

Em Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com a cidade brasileira de Ponta Porã (MS), dois dos principais centros de compra ainda não reabriram, apesar da autorização oficial. Conforme o presidente da Câmara de Comércio de Pedro Juan, Victor Barreto, ao menos 98% do movimento comercial se deve aos brasileiros que cruzam a linha internacional.

Apesar da pressão dos comerciantes, o presidente Mario Abdo Benítez deixou claro que as fronteiras e as escolas serão as últimas a reabrir. O governo mantém controle rígido nas curvas de casos e mortes pela Covid-19 no país.

Bolsonaro fala sobre reabertura da fronteira com Paraguai

Na terça (26), na entrada do Palácio Alvorada, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro disse que conversou com o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, sobre o assunto, e que o colega lhe disse que não é hora de abrir a divisa.

— Especialmente da minha parte eu estou pronto pra abrir. Esta semana, […] eu conversei com o Marito [apelido do presidente], do Paraguai. Estamos prontos, da nossa parte, a abrir a fronteira, mas ele acha que não é o caso ainda — disse Bolsonaro.

— Eu e Marito temos um grande projeto, estamos fazendo duas pontes com eles. Estamos dispostos a abrir até porque é filosofia nossa, né, é uma realidade. Estamos perdendo vida sim, mas não tem que ter pânico. Tem que lamentar, fazer o possível pra diminuir o número de óbitos, mas a economia mata muito mais, no futuro vai matar muito mais do que o presente.

Fontes – Globo.com e Correio do Povo
Imagem – Arquivo Compras Paraguai

não perca nenhum conteúdo

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações!

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE