Afinal, quais lojas do Paraguai estão abertas?
4 de junho de 2020O Coronavírus inegavelmente transformou o mundo. No Paraguai não poderia ser diferente. Quem era acostumado a encontrar as ruas do microcentro de Ciudad del Este (principal polo comercial da América do Sul) cheias de gente negociando e andando entre as lojas, pode se acostumar (pelo menos por enquanto) com uma nova realidade. A quantidade de pessoas (em função do Coronavírus) circulando nas ruas é pequena, assim como no interior das lojas.
Após mais de dois meses fechadas várias lojas reabriram na semana passada com os cuidados sanitários que o momento de pandemia exige. O Compras Paraguai apurou que as principais lojas que integram o microcentro comercial de Ciudad del Este, reabriram entre a segunda (25) e terça-feiras (26).
Grandes e pequenas lojas, camelôs e ambulantes iniciaram a reativação das atividades para o público paraguaio, até que a fronteira com o Brasil seja reaberta. O movimento na primeira semana de reabertura foi pequeno. Quem foi para as ruas procurou artigos de inverno, como cobertores, por exemplo.
A maioria das lojas está apostando nas vendas por delivery. Os envios ocorrem apenas para o território do Paraguai. Várias lojas aproveitaram este período sem atendimento presencial para melhorar os sites e proporcionar vendas online, apenas para o público do Paraguai. Há algumas lojas com horário reduzido já que há ausência dos turistas brasileiros.
A reabertura do comércio, após mais de 2 meses fechado em função do Coronavírus, ocorreu após o início da segunda fase da “Quarentena Inteligente”, proposta pelo Ministério da Saúde do Paraguai. Uma série de regras (cuidados) precisam ser cumpridos para ingresso nas lojas, tais como: uso obrigatório de máscara, aferição da temperatura corporal, distanciamento social, limite máximo de clientes dentro das lojas, uso de álcool em gel 70%. Há algumas lojas que chegaram a proibir que crianças e pessoas idosas ingressem para fazer compras.
Cabe destacar que a Ponte Internacional da Amizade, que une Ciudad del Este a Foz do Iguaçu (PR) ainda segue fechada. O governo do Paraguai não deu uma data oficial para reabrir as fronteiras do país.
Lojas que já reabriram para o público paraguaio (levantamento do Compras Paraguai):
- Nissei
- Cellshop
- Madrid Center
- Flash Importados
- Shopping Centro Pioneer
- Visão Vip Informática
- Mega Eletrônicos
- Mega Shopping
- Atacado Games
- Casa Americana
- Topdek Informática
- Mundial Eletrônicos Ecopower
- UniShop Outlet
- Monalisa
Lojas que ainda não reabriram:
- Shopping China Importados
- Elegancia Company
Fonte – Compras Paraguai e Lojas
Imagem – Compras Paraguai