Na Black Friday, devo comprar em real ou dólar no Paraguai?
22 de novembro de 2016Com a Black Friday confirmada no Paraguai para a próxima sexta-feira (25), podem surgir algumas dúvidas com relação a como pagar pelos produtos adquiridos durante a promoção, que deve atrair para as lojas milhares de pessoas. Como você acompanhou em nossa postagem ontem, várias lojas em Ciudad del Este confirmaram adesão à Black Friday que terá descontos de até 80% em mercadorias diversas como eletrônicos, perfumes, eletrodomésticos, entre outros.
As lojas aceitam pagamento das compras no Paraguai em guarani, real, dólar ou cartão de crédito. Comprar em real é a forma mais prática, mas não a mais vantajosa, já que os preços dos produtos lá normalmente são em dólares.
Para converter para reais as lojas usam uma cotação que normalmente é superior ao da cotação nas casas de câmbio. Ou seja, você sai perdendo um pouco de dinheiro nessa conversão. Como os preços são em dólares, efetuar o pagamento nessa moeda é a melhor maneira de não sair perdendo dinheiro.
Tem ainda outro motivo que faz a conversão dentro do Paraguai valer a pena. As lojas no Paraguai não aceitam notas de 100 dólares (US$ 100) das séries CB e D. Caso você troque em uma casa de câmbio brasileira, é possível que receba estas notas. O motivo é que há muitos casos de notas falsas destas séries no Paraguai, por isso elas não são mais aceitas no mercado.
É vantagem comprar no cartão de crédito no Paraguai?
Tem ainda outra opção de pagar pelas suas compras: o cartão de crédito. Esta, definitivamente não é a forma mais indicada. As lojas normalmente cobram um valor por volta de 8% sobre sua compra e ainda tem de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) cobrados pelo governo brasileiro.
Por outro lado, a cotação que a operadora de cartão de crédito usa é do dólar comercial, que é alguns centavos mais baixa que a cotação praticada no Paraguai, mas mesmo assim ainda fica um pouco mais caro. Além disso, o seu cartão tem que ser internacional e a fatura é fechada em guaranis. Sendo assim, é importante ficar de olho na cotação do guarani com relação a dólares que a loja faz.
NOSSA DICA: vá para o Paraguai com reais e faça a conversão em uma loja de câmbio dentro do próprio Paraguai, porque lá não incide imposto e você vai conseguir pegar um pouco mais do valor em dólares. Faça suas compras e o que sobrar você volta na loja de câmbio e troca por reais, pelo mesmo motivo dos impostos.
Confira o vídeo que fizemos com mais detalhes e exemplos das vantagens de você trocar reais por dólares, nas casas de câmbio no Paraguai. É um processo simples, rápido e que faz diferença na hora de comprar no Paraguai.
Gostou da postagem? São dicas financeiras importantes pra você? Conte pra gente sua experiência em fazer compras no Paraguai.