Com ajuda de voluntários, Parque Nacional realiza limpeza no Rio Iguaçu

23 de março de 2017

com-ajuda-de-voluntarios-parque-nacional-realiza-limpeza-no-rio-iguacu
Liquida Paraguai
0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Em homenagem ao Dia Mundial da Água, celebrado ontem (22), o Parque Nacional do Iguaçu realizou série de atividades. As intervenções de limpeza foram realizadas na borda brasileira do Rio Iguaçu, dentro da Unidade de Conservação (UC) Federal, nas margens próximas às Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR). A ação é uma iniciativa do Parque Nacional do Iguaçu que ocorre há treze anos com apoio de pessoas e instituições voluntárias, e reforça a importância das áreas naturais protegidas na conservação dos elementos hídricos e toda biodiversidade conectada.

“Entendemos ser esta uma ação de cunho ambiental bastante significativa e nós desejamos contribuir! Participamos pelo carinho e cuidado com o ambiente natural em geral e principalmente com o Parque Nacional” – afirmou Luana Lubenow, voluntária da limpeza.

“Esta ação é de grande importância para um Parque Nacional assim como para toda sociedade, pois serve de referência para demais ações cotidianas em prol da conservação da natureza. Quando você de fato se preocupa com o recolhimento e correta destinação do seu lixo, aí sim você está contribuindo para que uma sociedade vida de maneira sustentável. Nesta edição, conseguimos retirar cerca de 400 quilos de lixo que foram jogados na natureza. Identificamos que este lixo provém basicamente do descarte humano nas cidades, das atividades de turismo e, especificamente nesta Unidade de Conservação, também, das ilegalidades de caça e extração naturais. É uma ação pontual que reflete o trabalho diário do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e parceiros no cuidado e preservação deste Parque Nacional.” – informou Ivan Baptiston, chefe do Parque Nacional do Iguaçu.

Atividade de limpeza do lixo

Nesta edição, cerca de 50 voluntários compareceram para ajudar na limpeza do Rio. Coordenada pelo ICMBio, por meio Escola Parque e do Programa Aqua do Parque Nacional do Iguaçu, a atividade se realizou com quatro frentes/equipes: Limpeza do Rio Iguaçu acima das Cataratas, com caiaques infláveis e botes de rafting, em trecho de 6 km e barcos a motor num raio de 15 km; Limpeza do Rio Iguaçu abaixo das Cataratas, em trecho de 6km com caiaques e pranchas de stand up padle; Limpeza das encostas nas passarelas e trilhas que dá acesso às cataratas, por meio de técnicas de rapel e cordas, com o apoio dos Bombeiros; Limpeza e fiscalização nas áreas de pontos de caça ilícitos, encontrados recentemente. Os cerca de 400 quilos de lixos retirados da natureza serão destinados à coleta seletiva que já ocorre no Parque Nacional do Iguaçu.

O Parque Nacional

Criado em 1939, o Parque Nacional do Iguaçu abriga o maior remanescente de Mata Atlântica da região sul do Brasil. É uma das 327 Unidades de Conservação Federais que protegem riquíssima biodiversidade de espécies da fauna e flora brasileiras. Muitas de relevante valor histórico-cultural, educacional e de interesse científico. Essa expressiva variedade biológica do Parque Nacional do Iguaçu, do qual as belas Cataratas fazem parte, contribuem para que este Parque Nacional mantenha o mérito de reconhecimento, pela UNESCO desde 1986, como sendo o primeiro sítio brasileiro considerado um Patrimônio Mundial Natural.

(Fonte: RádioCulturaFoz – Pesquisado em 23/03/2017)

não perca nenhum conteúdo

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações!

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE