BC lança sistema que permite pagar contas no Paraguai em reais
7 de agosto de 2018A medida anunciada na semana passada pelo Banco Central, e que começa a valer a partir desta segunda-feira (6), em nada vai alterar ou afetar os brasileiros que fazem compras no Paraguai. Os seguidores do Compras Paraguai sabem que no país vizinho é possível pagar pelas compras em dólares, reais, guaranis e no cartão de crédito ou débito (em algumas lojas). Esta novidade vai beneficiar apenas empresas do Brasil e do Paraguai.
Os dois países iniciaram nesta data a operação de um sistema de pagamentos em moeda local. De acordo com o Banco Central, com este sistema integrado, empresas brasileiras e paraguaias poderão pagar compromissos financeiros no país vizinho com moeda local, sem a necessidade de um contrato de câmbio. Desta forma, é possível que uma empresa pague em guaranis com uma ordem de pagamento feita em reais, por exemplo, sem a necessidade de intermediação com a compra de dólares e posterior venda no Paraguai.
Segundo o Banco Central, o sistema permitirá pagar e receber valores relacionados a importações e exportações, além de serviços associados, como fretes e seguros. O novo serviço também permite o pagamento de outros compromissos financeiros, como aposentadorias e pensões.
O mesmo sistema já opera com dois outros países: Argentina e Uruguai. Em 2017, mais de 7 mil operações foram feitas entre brasileiros e argentinos em montante que superou R$ 2,3 bilhões. Com os uruguaios, o sistema registrou mais de 600 operações com o Brasil que ultrapassaram R$ 100 milhões no ano passado. Ao permitir o pagamento em moeda local, o Banco Central espera que as transferências entre o Paraguai e o Brasil sejam mais baratas e eficientes.
Fonte – UOL Economia
Imagem – Arquivo Compras Paraguai