Defesa do Consumidor de Ciudad del Este terá novo encontro

27 de agosto de 2018

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Liquida Paraguai
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A prefeita de Ciudad del Este, Sandra Zacarias, convocou uma nova reunião com os integrantes da comissão interinstitucional de segurança para tratar do que chamou de preocupante o aumento de casos de enganações e prejuízos para os turistas no Paraguai. O encontro será realizado nesta terça-feira (28).

O grupo foi criado no mês de março deste ano justamente para combater estas práticas ruins na cidade paraguaia. A prefeita de Ciudad del Este expressou sua preocupação ante os reiterados casos de roubos, assaltos e enganações cometidos pelos chamados “piranhas” que se oferecem para ser “guias de turismo” na cidade. Sandra afirmou que estas pessoas, em alguns casos, chegam a atuar com violência contra os turistas que buscam o Paraguai para compras ou turismo. Destacou que na maioria dos casos os “delinquentes” recebem ajuda de efetivos policiais para cometer os crimes.

A prefeita recordou com esta situação acabou ganhando evidência, com repercussão internacional, nos últimos dias. Citou o caso da comissaria de polícia que teve os agentes entrando em sindicância e investigação por prejuízos causados aos turistas.

Na semana que passou foi realizada uma reunião em Ciudad del Este envolvendo conselheiros municipais, chefes e diretores de diferentes áreas do município, a fim de estabelecer uma agenda institucional para a realização das reivindicações correspondentes. O objetivo destas constantes reuniões é apoiar o trabalho do poder público e exigir mais segurança para o turismo e o comércio na cidade paraguaia.

35 lojas fechadas

Nos primeiros meses de trabalho a Diretoria Municipal de Defesa do Consumidor fechou 35 estabelecimentos comerciais, em Ciudad del Este, no Paraguai, por denúncias de fraude e extorsão de turistas brasileiros. De acordo com a diretora do órgão, Adriana Armoa, todos os casos estão sendo investigados.

Ela também destacou que todas as pessoas que se sentirem lesadas ou enganadas devem procurar a Polícia Nacional, Polícia do Turista ou a Defesa do Consumidor para registrar a queixa. “Assim que recebemos a denúncia, nós analisamos e buscamos ressarcir a pessoa afetada o mais rápido possível. Caso seja comprovada a extorsão, o local responsável pode ser multado ou até fechado dependendo da gravidade do caso”, explicou.

Fontes – NotiCDE e Gazeta Diário
Imagem – Arquivo Compras Paraguai

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