Defesa do Consumidor de Ciudad del Este terá novo encontro
27 de agosto de 2018A prefeita de Ciudad del Este, Sandra Zacarias, convocou uma nova reunião com os integrantes da comissão interinstitucional de segurança para tratar do que chamou de preocupante o aumento de casos de enganações e prejuízos para os turistas no Paraguai. O encontro será realizado nesta terça-feira (28).
O grupo foi criado no mês de março deste ano justamente para combater estas práticas ruins na cidade paraguaia. A prefeita de Ciudad del Este expressou sua preocupação ante os reiterados casos de roubos, assaltos e enganações cometidos pelos chamados “piranhas” que se oferecem para ser “guias de turismo” na cidade. Sandra afirmou que estas pessoas, em alguns casos, chegam a atuar com violência contra os turistas que buscam o Paraguai para compras ou turismo. Destacou que na maioria dos casos os “delinquentes” recebem ajuda de efetivos policiais para cometer os crimes.
A prefeita recordou com esta situação acabou ganhando evidência, com repercussão internacional, nos últimos dias. Citou o caso da comissaria de polícia que teve os agentes entrando em sindicância e investigação por prejuízos causados aos turistas.
Na semana que passou foi realizada uma reunião em Ciudad del Este envolvendo conselheiros municipais, chefes e diretores de diferentes áreas do município, a fim de estabelecer uma agenda institucional para a realização das reivindicações correspondentes. O objetivo destas constantes reuniões é apoiar o trabalho do poder público e exigir mais segurança para o turismo e o comércio na cidade paraguaia.
35 lojas fechadas
Nos primeiros meses de trabalho a Diretoria Municipal de Defesa do Consumidor fechou 35 estabelecimentos comerciais, em Ciudad del Este, no Paraguai, por denúncias de fraude e extorsão de turistas brasileiros. De acordo com a diretora do órgão, Adriana Armoa, todos os casos estão sendo investigados.
Ela também destacou que todas as pessoas que se sentirem lesadas ou enganadas devem procurar a Polícia Nacional, Polícia do Turista ou a Defesa do Consumidor para registrar a queixa. “Assim que recebemos a denúncia, nós analisamos e buscamos ressarcir a pessoa afetada o mais rápido possível. Caso seja comprovada a extorsão, o local responsável pode ser multado ou até fechado dependendo da gravidade do caso”, explicou.
Fontes – NotiCDE e Gazeta Diário
Imagem – Arquivo Compras Paraguai