Na Black Friday, devo comprar em real ou dólar no Paraguai?

22 de novembro de 2016

na-black-friday-devo-comprar-em-real-ou-dolar-no-paraguai
Liquida Paraguai
0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Com a Black Friday confirmada no Paraguai para a próxima sexta-feira (25), podem surgir algumas dúvidas com relação a como pagar pelos produtos adquiridos durante a promoção, que deve atrair para as lojas milhares de pessoas. Como você acompanhou em nossa postagem ontem, várias lojas em Ciudad del Este confirmaram adesão à Black Friday que terá descontos de até 80% em mercadorias diversas como eletrônicos, perfumes, eletrodomésticos, entre outros.

As lojas aceitam pagamento das compras no Paraguai em guarani, real, dólar ou cartão de crédito. Comprar em real é a forma mais prática, mas não a mais vantajosa, já que os preços dos produtos lá normalmente são em dólares.

Para converter para reais as lojas usam uma cotação que normalmente é superior ao da cotação nas casas de câmbio. Ou seja, você sai perdendo um pouco de dinheiro nessa conversão. Como os preços são em dólares, efetuar o pagamento nessa moeda é a melhor maneira de não sair perdendo dinheiro.

Tem ainda outro motivo que faz a conversão dentro do Paraguai valer a pena. As lojas no Paraguai não aceitam notas de 100 dólares (US$ 100) das séries CB e D. Caso você troque em uma casa de câmbio brasileira, é possível que receba estas notas. O motivo é que há muitos casos de notas falsas destas séries no Paraguai, por isso elas não são mais aceitas no mercado.

É vantagem comprar no cartão de crédito no Paraguai?

Tem ainda outra opção de pagar pelas suas compras: o cartão de crédito. Esta, definitivamente não é a forma mais indicada. As lojas normalmente cobram um valor por volta de 8% sobre sua compra e ainda tem de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) cobrados pelo governo brasileiro.

Por outro lado, a cotação que a operadora de cartão de crédito usa é do dólar comercial, que é alguns centavos mais baixa que a cotação praticada no Paraguai, mas mesmo assim ainda fica um pouco mais caro. Além disso, o seu cartão tem que ser internacional e a fatura é fechada em guaranis. Sendo assim, é importante ficar de olho na cotação do guarani com relação a dólares que a loja faz.

NOSSA DICA: vá para o Paraguai com reais e faça a conversão em uma loja de câmbio dentro do próprio Paraguai, porque lá não incide imposto e você vai conseguir pegar um pouco mais do valor em dólares. Faça suas compras e o que sobrar você volta na loja de câmbio e troca por reais, pelo mesmo motivo dos impostos.

Confira o vídeo que fizemos com mais detalhes e exemplos das vantagens de você trocar reais por dólares, nas casas de câmbio no Paraguai. É um processo simples, rápido e que faz diferença na hora de comprar no Paraguai.

Gostou da postagem? São dicas financeiras importantes pra você? Conte pra gente sua experiência em fazer compras no Paraguai.

não perca nenhum conteúdo

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações!

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE